NOSSA HISTÓRIA
onde tudo começou?
DESDE 1963
O REI DO CAMARÃO
Nossa história começou em 1963, através de Nicácio Aparício. Tornando-se uma espécie de lenda na pesca industrial brasileira. Natural de Penha - SC, aos 17 anos embarcou sozinho em direção a Santos e iniciou sua carreira no litoral paulista.
O destino do “Rei do Camarão”, como ficou conhecido, começava a ser traçado de maneira definitiva.
O GAÚCHINHO
frota de 12 barcos!
Trabalhando de sol a sol a bordo de uma baleeira, Nicacinho, como era chamado, deixava o cais no leme do “Gauchinho” que viria a ser seu primeiro barco. A pesca dava seus frutos e Nicácio sabia bem como aproveitar. Depois da primeira embarcação, sua frota não parou de crescer (chegando a 12 barcos).
25 anos de
cooperativa
UMA VIDA DEDICADA A PESCA
O mestre-armador construiu a sua própria história na atividade pesqueira, o que lhe rendeu uma altíssima participação durante 25 anos na Cooperativa de pesca nipo-brasileira, considerada a partir dos anos 60, a maior organização pesqueira do século passado.
Estrela
do Oriente
AS críticas
Com a pesca dando resultados, Nicácio partiu para a construção de barcos maiores (anos 70) mas dessa vez usando carpintaria catarinense. Quando a embarcação “Estrela do Oriente” atracou no porto pesqueiro de Santos, não foram poucas as críticas que Nicacinho ouviu. Todos queriam saber porque construiu um barco tão grande para capturar camarão.
LITORAL
DE ITAJAÍ
espírito visionário
Dando sempre um pouco mais de sua disposição, alinhada à seu espírito visionário, iniciava também a história da captura de camarões no litoral de Itajaí, atividade que praticamente inexistia na região.
Sr NICÁCIO
O legado continua
Nicácio Hermógenes Aparício (1946-2011) faleceu aos 64 anos, mas sua história permanece e seu legado continua através de seus filhos, e seu neto Mateus Aparício.










